sábado, 27 de novembro de 2010

HUGO RACE EM FLORIPA


Hoje a tarde estava falando com um amigo e o convidei pro show de Hugo Race. Ele me perguntou o que era e eu tive que dar Nick Cave como referência, e ele disse: “Ah, o Nick Cave é o Zé Ramalho inglês, né?”, e eu disse: “É! Mas a diferença é que o Zé Ramalho acredita em E.T.’s e lobisomens e tomava chá de jurubeba e o Nick Cave toma heroína na veia e só acredita na morte! Além de ele ser australiano!” Mas ok, fui no show do Hugo Race.

Pra quem não sabe ele foi guitarrista da banda The Bad Seeds do Nick Cave. Muitas músicas compostas naquela época – do Nick Cave and the Bad Seeds , nos anos 80 - foram de coautoria dele. Aquele homem que eu conhecia de vídeos se apresentou exatamente como eu imaginava: blazer e colete sobre camisa branca, calças justas, sapatos de bico finíssimo e cabelos desgrenhados, deixando no ar seu style cool de uma lenda subpop.

Eu não esperava muito do show, mas fiquei de cara quando começou o som: a banda não era nada demais, mas sua proposta me levou a um universo estranho de guitarras dissonantes e meio que mântricas, um baixo oitentista repetitivo e uma bateria bem marcada me faziam somente pensar em como aquilo se parecia com um filme de David Linch. Era isso! Aquele som era a trilha de um “road movie noturno” como nenhum cineasta havia jamais filmado! Com todas as cenas de perseguição e estupro necessárias.

A música era composta de forma tão simples que não se podia ter noção de começo ou de fim. Tudo nos fazia simplesmente ESTAR! Estar numa atmosfera soturna em um bar de rock que só se pode configurar se você passou pelos anos 80, e sofreu estes mesmo anos. Mas mesmo você jovem dos anos 90 iria curtir! Um pouco. Sorry!
As referências não são poucas: o próprio Nick Cave, Bauhaus, os contos de Sam Shepard, “all the road movies ever” e ainda se podia observar na noite o peso de se ter vivido os anos 80 e se ter consumido todas as drogas sintéticas e se ter vivido os tempos soturnos do rock mundial!

A atmosfera da noite se delineava pela atitude cool e misteriosa de Sir Hugo Race, sua guitarra neoblues, e sua banda, e tudo que foi deixado aqui foi um sentimento de gratidão por ele ter dividido conosco um pouco do seu universo sensualmente misterioso.

Talvez eu tenha sido meio romântico, mas não há trevas sem romantismo(vero!)! E os neovampiristas por aí deviam saber disso!

Asdra Martin.

Curta! ::::::::::::::::::

http://www.myspace.com/hugorace

http://www.youtube.com/watch?v=HPX1Q4gu40w

Nenhum comentário: